icone Licenciamento Ambiental

A política ambiental brasileira através de seus instrumentos legislativos estabelece como obrigação legal o licenciamento ambiental de qualquer atividade ou empreendimento com potencial poluidor.

Neste sentido atuamos no apoio ao licenciamento de empreendimentos e atividades dos mais diversos setores, com destaque para o setor industrial, de infraestrutura dos transportes terrestres (rodovias e ferrovias), de comércio e serviços, imobiliário, agrícola, portuário/retroportuário e geração de energia, oferecendo assessoria técnica para as diferentes etapas de cada tipologia de licenciamento, com acompanhamento contínuo junto aos principais órgãos licenciadores das esferas municipal, estadual e federal.

 

 

icone Estudos Ambientais e Laudos Técnicos

Através da atuação conjunta de equipe multidisciplinar que conta com profissionais das áreas de engenharia ambiental, civil, química, florestal, cartográfica, agronomia, geologia, geografia, biologia e antropologia, elaboramos estudos técnicos de diagnóstico e prognóstico ambiental, planos e programas ambientais, laudos e pareceres em atendimento a requisitos legais e condicionantes de cada tipologia de licenciamento.

 

 

icone Monitoramento Ambiental

O monitoramento ambiental constitui um processo de coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis ambientais (físicas, biológicas e sociais), com o objetivo de identificar e avaliar as condições dos atributos naturais (águas, solo, ar, flora, fauna e comunidade) em um determinado momento, assim como as tendências ao longo de um horizonte de tempo.

Com base nesses levantamentos, o monitoramento ambiental fornece informações sobre os fatores que influenciam o estado de conservação, preservação, degradação e recuperação ambiental de determinada região. Atua como importante ferramenta de gestão ambiental, tomada de decisão e alocação de recursos, pois subsidia ações direcionadas de planejamento, controle, recuperação, preservação e conservação do ambiente em estudo.

Em acompanhamento às etapas de licenciamento prévio, de instalação e operação nossa empresa realiza principalmente atividades de monitoramento de atributos físicos (águas superficiais, subterrâneas, solo e ar) e diversidade biológica (flora).

 

 

icone Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) e Planejamento Ambiental Estratégico

A crescente competitividade no mundo corporativo apresenta-se mais evidente nos dias atuais, exigindo que as mais distintas organizações se adequem a padrões de qualidade operacional e de gestão. Nesta evolução de visão cresce a busca por maior inter-relação do setor produtivo industrial e o meio ambiente, demandando à necessidade de inclusão da gestão ambiental no planejamento global das organizações, cujo alicerce é a preocupação constante com o desempenho ambiental, o uso consciente dos recursos naturais e atendimento de requisitos legais.

A norma ISO 14001 surgiu como importante ferramenta para auxilio das organizações no diagnóstico de cada aspecto de suas atividades e de seus riscos ambientais, como parte de suas práticas usuais visando a implantação, manutenção e melhoria contínua de um sistema de gestão ambiental (SGA).

Tal cenário evidencia o diferencial que uma organização obtém frente ao seu mercado de atuação no momento em que a sua alta direção adere à busca pela excelência na gestão ambiental frente às práticas organizacionais.

É neste sentido que a Boreal Projetos Ambientais pretende contribuir com a evolução de nossos clientes a partir de assessoria para implantação, manutenção e melhoria contínua de sistemas de gestão ambiental, auditoria de SGA e acompanhamento para planejamento ambiental estratégico, o qual possibilita a inclusão real da variável ambiental na visão de médio e longo prazo nas organizações, possibilitando relevante otimização de recursos financeiros a partir de tomada de decisões conscientes com as exigências legais associadas ao meio ambiente.